Comprar carro novo, seminovo ou usado? Automóvel novo, seminovo ou usado: qual escolher
Comprar carro novo seminovo ou usado? – O sonho de muita gente é ter a oportunidade de trocar o automóvel. As vezes porque o atual já está ficando velho, está apresentando muitos problemas, quer trocar por um mais bonito e potente… Enfim! O fato é que muitas pessoas têm o sonho de trocar de automóvel e se preparam para isso por muito e muito tempo.
Mas quando enfim surge a possibilidade de fazê-lo, uma dúvida comum surge na cabeça do comprador: vale mais a pena comprar um automóvel novo, seminovo ou usado? E é por saber que essa dúvida é constante que hoje iremos explicar sobre o assunto. Dessa maneira, queremos lhe esclarecer para não ter mais dúvidas sobre qual comprar.
Diferenças entre automóvel novo, seminovo e usado
Mas antes de nos aprofundarmos em questões de compras, queremos que uma coisa fique clara. Iremos estabelecer para você as diferenças entre automóveis novos, seminovos e usados. Assim, esperamos lhe ajudar a tomar a decisão certa.
Automóvel novo
Para começar, vamos compreender que o automóvel novo é o zero quilômetro, aquele que saiu da fábrica para a revendedora. A pessoa que o comprar será a primeira dona e usufruirá dos benefícios de um automóvel que nunca teve outro dono.
Automóvel seminovo
O automóvel seminovo, por sua vez, é aquele que, após sair da concessionária, tem no máximo três anos de fabricação. Veja que estamos nos referindo à fabricação, não ao tempo de uso. Portanto, um automóvel fabricado em 2021 será seminovo após a retirada da concessionária e até 2024. Depois disso a sua nomenclatura passa a ser outra.
Automóvel usado
Por fim, o automóvel usado é aquele que possui mais de três anos de fabricação. E essa será a sua situação por todo o tempo de “vida” que ele tiver. Trata-se, sem dúvida, da maior parte dos automóveis que hoje estão em circulação.
Para fazer uma avaliação do câmbio automático do veículo que você está adquirindo, você pode trazer o mesmo aqui na Câmbiotech BH. Somos uma oficina mecânica renomada em BH, especializada em câmbio automático , câmbio automatizado , câmbio CVT , troca de óleo de câmbio automático em BH.
Características dos automóveis em cada uma dessas etapas
Esses são dados importantes em relação à escolha entre um automóvel novo, seminovo ou usado. Embora não sejam os únicos critérios a observar, é fato que são se extrema relevância. Portanto, muita atenção a esse ponto.
Características do automóvel novo
O automóvel novo dispensa comentários. Ele é um veículo sem defeitos, com ótima performance e necessidade apenas de revisões e manutenções em períodos programados. Seu preço é mais elevado, porém não é costume dar “dor de cabeça” ao cliente.
Características do automóvel seminovo
O veículo seminovo costuma apresentar poucos problemas, a depender do seu primeiro dono, claro. Geralmente está em bom estado de conservação e suas peças ainda costumam ser as originais de fábrica. São um pouco mais baratos que os novos porque naturalmente há perda de valor após sair da concessionária.
Características do automóvel usado
Esse é o veículo que costuma ser mais problemático. Especialmente a depender do tempo de uso, ele pode apresentar muitos defeitos e ser fonte de muitos problemas. Seu preço costuma ser bem mais baixo, caindo ainda mais de acordo com a idade do veículo. Mas na maioria das vezes o custo x benefício não vale a pena.
A análise dessa avaliação
Em primeiro momento, o que se percebe é uma larga vantagem do automóvel novo frente ao seminovo e ao usado. Afinal, trata-se de um veículo que custa mais caro, porém não demanda gastos com mecânica, a não ser pelas manutenções programadas. Ou se acontecer algum acidente, claro.
E a partir desse pressuposto é fato que essa conclusão é verdadeira. Afinal, trata-se de uma questão de custo x benefício. Entretanto, não é somente isso que se deve observar. No próximo tópico você irá conhecer algo que também possui enorme relevância nessa escolha.
Taxa de juros aplicados ao financiamento
No geral as pessoas compram os carros por meio de financiamento. E isso, claro, leva ao pagamento de juros. Afinal, qualquer financeira cobra os juros de financiamento porque ela vive disso. A questão é: quanto você estará pagando de juro quando financiar o automóvel?
Normalmente os veículos novos possuem taxas de juro bastante atrativas o que leva esses automóveis a uma boa competitividade. Os veículos seminovos possuem juros normalmente um pouco mais altos. Mas também são bem competitivos. Já os carros usados possuem as taxas mais altas, o que é suficiente para deixar “uma pulga atrás da orelha”.
Porém, a verdade é que no final tudo acaba sendo muito parecido em relação ao custo. Pois os mais caros (novos e seminovos) possuem taxas mais baixas que os usados. Porém o usado possui um valor de venda bem abaixo dos concorrentes, o que é bastante interessante. Por isso o valor final é proporcionalmente muito parecido.
Outros pontos a se observar
Você também precisa levar em consideração outros temas importantes, como licenciamento, IPVA, seguro, transferência do veículo, etc. E de antemão já saiba que em cada caso há vantagens e desvantagens. Por exemplo: o automóvel novo, que está na garantia, normalmente possui bons descontos no valor do seguro. Os seminovos, se ainda estiverem na garantia, também. E os usados geralmente não têm essa possibilidade.
Em relação ao IPVA, os carros novos geralmente possuem valores mais elevados. E os seminovos normalmente seguem a mesma tendência. Por outro lado, os usados geralmente têm valor de IPVA menor. As vezes nem pagam mais o IPVA.
E em relação à transferência, o que temos é que o veículo novo não lhe dá trabalho nesse sentido. A concessionária faz todo o processo sem burocracia antes de lhe entregar o veículo. Mas os custos são embutidos no valor do veículo. Já os seminovos e os usados dão esse trabalho de ter que pagar e proceder os trâmites da transferência.
Concluindo
Diante de todas as explanações feitas, certamente o automóvel novo se mostra como uma excelente opção para compra. E dentre eles o veículo usado é o que apresenta custo x benefício menos vantajoso.
Porém, nossa avaliação de compra mais adequada fica para o automóvel seminovo, não para o novo. Porque o novo, ao sair da concessionária, já perde de 15 a 20% do seu valor, fazendo-o chegar a um preço próximo do seminovo. Logo, um seminovo bem conservado em muitos casos pode ser mais vantajoso.
E você? O que pensa disso? Concorda com a nossa opinião a respeito da compra de um automóvel novo, seminovo ou usado? Não concorda? Seja como for, deixe para nós o seu comentário e apresente as suas argumentações. Nossa avaliação é que, no fim, o custo x benefício de um automóvel seminovo é mais adequada. E você? Qual a sua opinião a respeito?
Após comprar o seu carro com câmbio automático, independente da sua opção por novo, seminovo ou usado, traga ele na Câmbiotech BH. Somos uma oficina mecânica renomada em BH, especializada em câmbio automático , câmbio automatizado , câmbio CVT , troca de óleo de câmbio automático em BH.
Possui mais de 10 anos de experiência, tendo ao longo desses anos, acumulado uma grande coleção de clientes e amigos, que confiam a manutenção de seus veículos em nossa empresa.
A Câmbiotech presta serviços de manutenção em câmbio automático em todas as marcas de veículos, nacionais e importados. Assistência em veículos das marcas FIAT, Ford, Volks, Chevrolet, BMW, Audi, Nissan, Volvo, Land Rover, Hyundai, Renault, Peugeot, Jeep, Citroên, Honda, Chrysler, Mercedez Bens, Dodge, Kia, Cherry, Suzuki, Mitshubishi e várias outras.