10 dicas de direção segura – Tão importante quanto a manutenção do seu carro, é o ato de dirigir. Confira dicas de direção segura para você.
10 dicas de direção segura – O ato de dirigir é uma atividade que exige técnica e atenção da parte de quem está dirigindo. Por isso conhecer técnicas de direção segura é muito importante para qualquer motorista. Afinal, não é a toa que as autoescola tem obrigação de ensinar isso aos candidatos e os exames do DETRAN fazem essa cobrança nas provas escritas e práticas.
Por isso a nossa equipe foi buscar as melhores dicas de direção segura e trazer para você. Aqui nós iremos lhe indicar as melhores práticas de direção para que você o faça de maneira segura. Isso será de enorme valia para que você tenha melhor desempenho no trânsito no dia a dia. Usar a direção defensiva no trânsito é essencial!
E lembre-se, para manutenção em câmbio automático em BH, chame a Câmbiotech BH. Somos uma oficina mecânica renomada em BH, especializada em câmbio automático , câmbio automatizado , câmbio CVT , troca de óleo de câmbio automático em BH.
1 – Esteja atento às manutenções do carro
Uma ótima dica de direção segura é fazer corretamente as manutenções do veículo. Afinal, uma boa direção começa antes mesmo de o carro ser colocado na estrada. É preciso ter o cuidado de fazer esse processo de modo contínuo para garantir a segurança na estrada.
Sem a manutenção é muito perigoso que algo inesperado aconteça. Por exemplo: arrebentar uma correia dentada, estourar o câmbio por falta de troca do óleo ou queimar a bomba de gasolina. Tudo isso pode ser evitado com manutenção preventiva. Se você não o dizer, mais cedo ou mais tarde poderá ter problemas.
2 – Nunca descuide do cinto de segurança
A respeito do cinto de segurança há duas dicas de direção segura a serem expostas. A primeira delas diz respeito ao estado de conservação dos mesmos. Faça testes periodicamente para garantir que eles serão acionados corretamente se for necessário.
A segunda dica é referente a jamais sair com o carro sem que você e os passageiros estejam com os cintos corretamente afivelados. Isso dá mais segurança a todos na estrada e evita multa em caso de fiscalização.
3 – Faça o alinhamento e o balanceamento constantemente
O carro desalinhado é um problema porque ele fica “puxando” para os lados e pode lhe fazer perder o controle da direção. Por isso alinhá-lo constantemente precisa ser a sua prática de direção segura.
Já o balanceamento é um procedimento que visa evitar o desgaste dos pneus e evitar problemas com alguns componentes da direção e da suspensão. Ou seja, sem o balanceamento o seu carro pode desenvolver problemas que comprometerão a direção segura.
4 – Nunca coloque objetos obstruindo os retrovisores
Os retrovisores são itens de segurança do veículo e por isso devem estar livres de qualquer obstrução. Pois qualquer erro na utilização deles pode resultar em acidentes graves. O mais adequado é posicioná-los corretamente e deixá-los livres de qualquer empecilho.
Além disso, objetos que estejam obstruindo os retrovisores podem ensejar multa ao condutor do veículo. Isso porque o código de trânsito brasileiro essa é uma infração. Portanto, zelar pelo bom uso dos retrovisores é uma atitude de direção segura. E de segurança para o bolso também.
5 – Dirija devagar e mantenha a distância de segurança dos demais veículos
O código brasileiro de trânsito não é claro em relação a qual é a distância de segurança. Porém, ele diz claramente que é preciso manter a distância dos demais veículos para prevenir acidentes. Mas qual seria então essa distância?
Uma boa definição é a que diz que deve-se manter a distância de um carro a cada 20 km/h. Assim, se você está a 40 km/h a distância seria de dois carros. A 60 km/h, três carros e assim sucessivamente. Isso porque leva-se em consideração a capacidade de frenagem do carro mediante a velocidade que ele está trafegando.
6 – Respeite os sinais de trânsito
Outra ótima dica de direção segura é sempre ter o cuidado de respeitar os sinais de trânsito. Se existe uma placa de limite de velocidade, é porque acima da velocidade permitida há riscos de acidente. Se há uma placa indicando para não ultrapassar é porque uma ultrapassagem naquele trecho será muito perigosa. E assim sucessivamente.
O que todo condutor deve entender é que os sinais de trânsito existem para garantir segurança a quem está trafegando. E infringir essas regras é ter má conduta no trânsito. Ou seja, é o mesmo que dirigir perigosamente.
7 – Nunca deixe animais e objetos soltos dentro do carro
Animais e objetos soltos dentro do carro são sinônimos de perigo. Pode haver uma frenagem mais forte ou uma batida e eles serem projetados dentro do veículo. E essa “projeção” pode infelizmente multiplicar seu peso a ponto de machucar alguém dentro do carro.
Portanto, coloque cada coisa em seu devido lugar. Os objetos (quaisquer que sejam), devem ser transportados dentro do porta-malas. E os animais devem estar presos ao cinto de segurança, ocupando um lugar no veículo. Ou então devem estar nas caixas transportadoras, devidamente fechadas e presas.
8 – Jamais dirija com sono ou após consumir bebidas alcoólicas
O sono ou a embriaguez são um perigo enorme para o motorista e para quem divide o trânsito com ele. Afinal, essas condições comprometem a atenção e os reflexos da pessoa. E podem até mesmo fazê-la dormir enquanto dirige. Ou seja, estando sonolento ou embriagado o condutor estará flertando com o risco iminente de um acidente.
Estando nessas condições, a melhor atitude a se tomar é não dirigir em hipótese alguma. Se for preciso, durma no local onde estiver ou passe a direção para alguém que esteja lúcido. Essa é a melhor maneira de se precaver de um acidente.
9 – Tenha especial atenção com os freios
Uma situação muito perigosa está relacionada à falta de freios quando a pessoa estiver dirigindo. E, acredite, isso é mais comum do que possa parecer. Por uma falha na verificação dos freios muita gente acaba sofrendo acidentes graves e mesmo fatais.
Esteja sempre atento ao sistema de freios do seu carro. Confira sempre o nível do óleo e não se esqueça de verificar o estado das pastilhas e dos discos do freio. E se em algum momento você sentir falhas no freio enquanto está dirigindo, não pense duas vezes: leve o carro ao mecânico e verifique o que está acontecendo.
10 – Muito cuidado nas ultrapassagens
Ultrapassar outro veículo é uma ação que exige muita atenção, especialmente se você está numa pista de mão dupla. É sempre preciso ter muito cuidado para não sofrer uma colisão com um veículo que venha em sentido contrário.
E se você estiver dirigindo sob chuva. O cuidado deve ser redobrado. Lembre-se que nessas condições a visibilidade fica comprometida e a pista fica muito escorregadia. Portanto, só ultrapasse quando a sinalização permitir e quando você constatar (visualmente) que pode fazer isso sem riscos.
Essas são algumas dicas de direção segura que certamente serão um grande diferencial para a sua segurança no trânsito. Siga-as corretamente e com certeza você não terá do que se arrepender. Agindo corretamente as chances de sofrer um acidente são praticamente nulas.